Olá pessoal!!!
Como foi dito, hoje discutimos como seria a visita do sábado (27/03), e o que se acertou foi que iremos visitar Pinacoteca junto com a Zetildes e algumas das crianças.Nós nos encontraremos na estação da Luz do metrô/cptm na saída da pinacoteca. O horário eu não sei dizer porque não ouvi (desculpa!!!) e se alguém souber, por favor coloque, senão eu pergunto para a Ana e coloco tudo direitinho depois.
Depois disso começamos a debater qual a melhor forma de abordar o tema lixo com as crianças e como trabalhar esse tema de uma maneira positiva e produtiva. Foram sugeridas várias idéias dentre as quais estão oficinas educativas, aulas, arte com materiais recicláveis e outras propostas que mostrassem o que é o lixo, o seu conteudo, e o que pode ser reaproveitável dele.
Conversamos também sobre questionar as crianças a respeito do que é lixo para elas, o significado dele na suas vidas, se querem conhecer mais o assunto, o que querem saber dele e como o querem da gente.
E, a partir dessa discussão, nos perguntamos o que é lixo para nós? Aqui vão algumas respostas que consegui captar:
(se esqueci de algo ou faltou ou interpretei errado me corrijam...)
- algo subjetivo;
- o que é descartável, insignificante para cada um;
- o ser humano torna-se um lixo, descartável, visto como umser menos importante; (comentário feito após a citação do filme "A Ilha das Flores");
- o lixo imaterial , isto é, aquilo que já foi importante em algum momento das nossas vidas, o que está nas nossas memórias e que não se pode tocar. Tudo aquilo que se retém e não vai para o lixo e que guardamos dentro de nós.
- levantou-se a questão também da necessidade de cada um se dispor a se renovar, a se reciclar, pois tudo está numa constante mudança e trabalha-la em si de um modo bom e positvo. Mudar é inevitável e pode ser bastante proveitoso se bem trabalhado (acho que é isso...).
Acho que foi isso a síntese da nossa reunião de hoje, e se faltou algo, peço novamente desculpas e complementem com o que lembrarem.
Estavam presentes:
Caroline R. Magalhães
Rebeca Carneiro
Samuel S. Oka
Julio Cesar de O. Mattos
Ana C. P. Bretas
Elisabeth Niglio
Tamyris K. Schramm
Thalita P. V. Boas
Thiago B. Silva
Luis Felipe S. Mauricio
Thais Hojo
Bruna E. Ono
André L. Teixeira
Tailine L. Tadini
Gabriella Campos
Edme S. dos Santos
Guilherme dos Santos Z.
Jorge C. Filho
Oi gente como estão?
ResponderExcluirfico mto feliz e orgulhosa em ver como o saber cuidar ja faz parte de vcs....isso me anima e vcs nao imaginam como!! Continuem acreditando que mudar é possível...mesmo que mtas vezes não pareça!!
saudades
bjos Clarinha 67